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14/03/2023
Novo Hyundai Tucson: o que esperar da 4ª geração que será vendida no Brasil
Apresentada no mercado internacional no final de 2020, a quarta geração do Tucson finalmente caminha para desembarcar de forma oficial no Brasil.  De cara, o principal chamariz do Tucson de quarta geração é justamente o visual. Inspirado no conceito Vision T Concept, revelado em 2019, o modelo segue o que a Hyundai chama de "Parametric Dynamics". A carroceria chama atenção pelos vincos mais fortes e bem definidos, tendo como grande destaque a dianteira com visual agressivo. Nesse sentido, o protagonismo fica por conta da grade com luzes diurnas de LED integradas, formando um efeito visual único. Em termos de iluminação, a traseira também ousa e conta com lanternas de formato arrojado, LEDs bastante chamativos e uma faixa que integra todos os elementos. Até mesmo as rodas com aro de 19 polegadas receberam atenção especial em termos estéticos. No geral, a carroceria ficou mais comprida e mais larga, totalizando 4,500 metros de comprimento, 1,865 m de largura e 2,680 m de entre-eixos. Dependendo da versão, o porta-malas alcança mais de 600 litros. Por dentro, o painel surpreende pela proposta futurista e pelo alto nível de tecnologia embarcada. O quadro de instrumentos tradicional foi removido e substituído por uma tela digital horizontal que oferece diversas opções de personalização. Além disso, o sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas ficou mais próximo do motorista graças ao painel que se integra ao console e passa a sensação de flutuar na própria cabine. A iluminação ambiente também é nova e oferece 64 cores e 10 diferentes níveis de brilho. Mecanicamente, o Tucson será vendido no Brasil em versões tradicional e híbrida HEV. A Hyundai não especificou a ficha técnica, mas adiantamos detalhes com base nas configurações oferecidas no mercado internacional. No primeiro caso, por exemplo, o motor adotado deverá ser 2.5 aspirado a gasolina com 190 cv de potência e 24,6 kgfm de torque. Lá fora, é considerado adequado para os mais de 1.600 kg do SUV e vem sempre associado ao câmbio automático de 8 marchas. No caso do modelo híbrido, o conjunto será formado por motor 1.6 T-GDI a gasolina associado a propulsor elétrico de 60 cv (44,2 kW), além de bateria de íon-lítio de 1,49 kWh. São 230 cv de potência combinada e cerca de 35,7 kgfm de torque. A transmissão neste caso é automática de 6 marchas, com opção de tração integral. O consumo médio fica na casa dos 15,3 km/l. Fonte: Motor1  
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05/01/2023
Hyundai HR 2023: Ficha técnica, consumo, equipamentos e fotos
A marca sul-coreana Hyundai, lançou no mercado mais um utilitário extremamente eficiente e aclamado, estamos falando da HR 2023 HD 2.5 Turbo que opera sempre a diesel, contando com uma procedência importada, configuração de utilitário com chassi-cabine de porte médio. Neste artigo nós vamos detalhar um pouco mais sobre este modelo que é um famoso utilitário dentro de seu segmento, contando sempre com uma forte motorização e um amplo espaço para carregar diversos tipos 663 de materiais, principalmente alguns móveis pequenos, vidraçarias, produtos de limpeza ou de construção civil. Design O modelo da montadora sul-coreana, conta com um visual bem robusto, contando com um visual externo arredondado, com pouca sofisticação, uma caçamba bem larga e grande, que reforça os laços de um utilitário, além disso o carro possui um grande ângulo de ataque e saída, ficando bem alto do solo. Já o interior do modelo também apresenta um visual bem espartano, porém com uma certa modernidade, oferecida pela sul-coreana Hyundai, entretanto, com fortes aspectos facilitadores, tornando o modelo assim muito eficiente e fácil de se manusear Equipamentos Os itens de série buscam mostrar para o público da montadora, as novidades e as otimizações feitas no modelo em questão, comparando ele com suas antigas gerações e também com todos os seus concorrentes. Para assim se provar uma melhor opção no mercado. Confira a seguir os equipamentos do HR 2023: Segurança      Freios ABS      Cinto de três pontos para todos os ocupantes      Faróis de neblina      Airbags      Encosto de cabeça para os ocupantes Conforto      Ar-condicionado      Ar quente      Uma zona de ar-condicionado      Direção assistida      Controle elétrico dos vidros dianteiras      Ajuste do volante em altura Entretenimento      Rádio      Conexão Bluetooth      Termômetro do líquido de arrefecimento      Conexão USB      Conta-giros Consumo O modelo é bem econômico, levando em consideração a sua motorização potente e o seu peso de 1600 kg, além é claro da carga útil de 1800 kg, a HR 2023 ainda possui um tanque de 65 litros de capacidade volumétrica, que gera para o modelo uma capacidade enorme de autonomia. Confira a seguir na lista:      CONSUMO URBANO: 9,0 KM POR LITRO      CONSUMO RODOVIÁRIO: 8,8 KM POR LITRO      AUTONOMIA URBANA: 585 KM      AUTONOMIA RODOVIÁRIA: 572 KM Semelhante aos equipamentos de série as especificações técnicas, também tem o objetivo de mostrar ao público todas as novidades que o veículo está trazendo para o mercado, sempre de forma informativa e comparativa, entretanto, as especificações trazem isso de modo mais detalhado e minucioso para melhor informar todos aqueles que buscam saber mais do carro. Fonte: Agora Motor
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28/10/2022
Após 10 anos no Brasil, Hyundai começa a fabricar motores em Piracicaba
A Hyundai deu a largada na operação da fábrica de motores de Piracicaba (SP). A planta foi erguida com investimento de R$ 500 milhões e tem capacidade para fazer 70 mil propulsores por ano. Segundo a companhia, 256 funcionários trabalham no empreendimento, que é a primeira fábrica de motores da marca na América Latina e a 13ª no mundo. A Hyundai aponta que a unidade tem alto nível de automação. “A nova fábrica é uma das ferramentas que teremos para seguir crescendo e encarando os desafios do setor”, apontou em comunicado Joel Anjos, diretor da fábrica de motores e de qualidade da Hyundai Motor no Brasil. 10 anos de Hyundai Brasil A inauguração da nova planta foi parte da comemoração dos 10 anos da inauguração de sua fábrica brasileira em Piracicaba, no interior paulista, aberta em 20 de setembro de 2012. Desde então, a companhia fabricou ali 1,7 milhão de carros. Desde o segundo ano, o complexo industrial opera em três turnos, com capacidade para fazer 210 mil veículos por ano – uma dinâmica que se manteve praticamente instável mesmo diante das volatilidades do mercado na última década.  “O Brasil era a nação geograficamente mais distante de nossa sede e foi a escolha mais desafiadora devido à sua imensa área, grande população, vastos recursos naturais e alto potencial de mercado automobilístico. Após dez anos, estamos testemunhando o sucesso de nossa expansão de negócios neste país e na região das Américas Central e do Sul”, apontou o executive chair mundial do Grupo Hyundai Motor, Euisun Chung Durante participação em vídeo no evento de comemoração dos 10 anos da produção nacional, o executivo destacou que o país tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento sustentável da organização. Fonte: Automotive Business
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31/08/2022
Hyundai Tucson melhora e ganha 3 estrelas no Latin NCAP
O Hyundai Tucson, fabricado na Coreia e na República Tcheca, melhorou sua cotação no Latin NCAP após a introdução de seis airbags. Segundo o Latin NCAP, o SUV foi submetido a um novo teste de impacto dentro dos novos protocolos do instituto e recebeu três estrelas. Testado anteriormente com apenas dois airbags (que era padrão em alguns países da América Latina), o carro tinha ficado sem estrela. Com dois airbags. o New Tucson atingiu 50,23% na Proteção de Ocupantes Adultos, 5,34% em Ocupantes Infantis, 48,40% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% na Sistemas de Assistência à Segurança. Agora, com seis airbags, a segurança melhorou bastante e ganhou três estrelas. O SUV atingiu 81,61% para Proteção de Ocupantes Adultos, 69,53% para Proteção de Ocupantes Infantis, 48,40% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% para Sistemas Assistência à Segurança.  No Brasil, o Hyundai Tucson é vendido em duas versões, ambas equipadas com seis airbags.  Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “É encorajador ver fabricantes como a Hyundai reagirem rápida e positivamente aos testes do Latin NCAP”. Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse: “Parabenizamos a decisão da Hyundai de melhorar a segurança do Tucson”. Fonte: Terra
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30/06/2022
Hyundai desenvolve cabine inteligente que te impede de dirigir embriagado
A embriaguez é uma das maiores causas de graves acidentes no trânsito. Um levantamento realizado no estado de São Paulo mostrou que 42% das mortes no trânsito foram em consequência da péssima combinação bebida e direção. Mas esse é um problema mundial e a Hyundai está trabalhando em uma tecnologia que promete impossibilitar que o motorista dirija após fazer o uso de bebidas alcoólicas. A Hyundai Mobis, unidade de fabricação de peças da marca sul-coreana, desenvolveu uma espécie de cabine inteligente capaz de impedir que motoristas cansados ou bêbados dirijam o veículo. O sistema da Hyundai capta sinais biológicos da pessoa e, através disso, ele pode bloquear o acesso aos controles de direção. Para a análise, o dispositivo ‘observa’ a postura, frequência cardíaca e ondas cerebrais do condutor. Ao todo, são quatro sensores que medem os biosinais, um controlador que os analisa e uma lógica de software, tudo feito em tempo real. Ainda na cabine, há uma câmera 3D que tira fotos da postura do motorista e um sensor ECG no volante, um sensor montado na orelha que mede as ondas cerebrais e um último sensor HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) que mede a temperatura e umidade da cabine além dos níveis de dióxido de carbono. O controlador analisa esses dados vitais e classifica se a pessoa está apta ou não para uma condução segura. Se o ECG detectar um nível de estresse elevado ele pode recomendar a mudança para o modo de comutação autônomo ou até mesmo a parada do veículo, se necessário. Em casos de detecção de níveis de carbono elevado, a janela do carro se abrirá sozinha. A Hyundai ainda pretende evoluir a cabine a um ponto que a tecnologia esteja apta a enviar os ocupantes ao pronto-socorro de maneira autônoma em situações de emergência. Segundo a fabricante, “esta é a primeira vez que se desenvolve um controlador para a saúde que pode integrar e analisar vários biossinais”. Fonte: Autopapo
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03/05/2022
Hyundai Tucson 2022 nacional ter√° 'novo' visual fora de linha desde 2020
Ainda que a nova geração do Hyundai Tucson já esteja à venda no exterior, o Brasil deve receber uma atualização do modelo mais antigo. A informação foi fortemente reforçada por uma unidade sob camuflagem vista em Paracatu (MG), que ajuda a entender o que haverá de novo no SUV produzido em Anápolis (GO).  O Tucson de testes trazia estampas zebradas na dianteira e traseira, sugerindo mudanças nos para-choques e nas lanternas.  Cartilha americana Internamente, o SUV chama atenção pela central multimídia flutuante, com tela bem maior que a dos atuais modelos à venda, de 7’’ e interface já datada. A tela do veículo de testes é idêntica à que o Tucson norte-americano recebeu em 2019, assim como a cor creme do painel e a posição das saídas de ar centrais, reposicionadas sob a central. No país da América do Norte, a versão vista em Minas Gerais já deu lugar à geração mais recente.  Caso siga a cartilha de novidades também por fora, o facelift do Tucson brasileiro contará com novas lanternas, mais arredondadas. Atrás, também haverá uma nova tampa de porta-malas e um aplique que simula um difusor de ar em tons de cinza.  A dianteira tende a concentrar mais mudanças: além de nova grade, o modelo deve renovar completamente o conjunto de iluminação, com mudanças nas DRLs, faróis de led e também nos faróis de neblina, com novo nicho.  Dessa forma, o maior mistério se concentra em relação à mecânica. Atualmente, tanto a versão GLS quanto a Limited têm motor 1.6 T-GDI de 177 cv e 27,0 kgfm, com câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem. Fontes ouvidas pela reportagem asseguraram que a unidade se manterá, mas com atualizações para normas rígidas de emissão que, eventualmente, podem resultar em um pouco menos de potência e/ou torque.  Fonte: Quatro Rodas  
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14/03/2022
O Hyundai HR chega a 2022 como o utilit√°rio leve mais vendido h√° 14 anos
O Hyundai HR é o utilitário leve mais vendido do Brasil há 14 anos consecutivos, e a marca pretende manter o título para 2022. O HR 2022 é oferecido em duas versões, para receber as mais diversas carrocerias e tipos de baús. O modelo, que se enquadra como VUC (Veículo Urbano de Carga), continua com o mesmo motor diesel 2.5 de 130 cv e 26 kgfm, e possui capacidade para duas pessoas e o motorista em sua cabine basculante. É o modelo mais usado em grandes cidades, principalmente em São Paulo, onde o modelo é isento de rodízio e pode circular em zonas proibidas para caminhões. Para 2022 o Hyundai HR não traz grandes novidades estéticas, apenas um novo para-choque e uma grade reestilizada, além dos faróis de máscara negra. Mas agora passa a oferecer uma versão mais cara, dispondo de rádio com MP3 e entradas USB, além de ajustes de altura do volante e o ar-condicionado. A motorização talvez seja a maior novidade do caminhão leve da Hyundai. O HR 2022 agora passa a disponibilizar um motor mais potente a diesel com 130 cavalos e 26 kgfm, com um câmbio manual de seis marchas (diferente das cinco velocidades do modelo anterior). O Hyundai HR 2022 também passa a oferecer de série a direção hidráulica, freios ABS com sistema EBD, airbag duplo, rodas aro 15 polegadas, e travas e vidros elétricos. Fonte: RK Motors
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11/01/2022
Metamobilidade: Hyundai investe em robôs para mobilidade ilimitada
A Hyundai revelou seus planos com a fabricante de robôs Boston Dynamics durante a CES 2022. A montadora apresentou a Mobilidade das Coisas (MoT), com uma união do metaverso e a robótica, visando “superar os limites físicos”. O novo conceito ainda parece um pouco intangível, pois existem mais promessas que produtos desenvolvidos. “Ao conectar robôs ao metaverso, seremos capazes de nos mover livremente entre o mundo real e a realidade virtual”, explicou o presidente da Hyundai Motor Group, Chang Song. De acordo com o vice-presidente da empresa, Dong Jin Hyun, a metamobilidade será “uma conexão metaverso-dispositivo inteligente” que tem como objeto expandir a mobilidade no mundo real para a realidade virtual (VR). Funcionamento da metamobilidade A metamobilidade é caracterizada por uma via dupla entre a realidade virtual e a interação de robôs com objetos, animais e pessoas reais. “Os futuros usuários do metaverso serão capazes de afetar mudanças no mundo real por meio da robótica”, promete a Hyundai. Um dos exemplos mostrados pela empresa utiliza o cão Spot: em um vídeo mostrado para a imprensa, a companhia exibiu o robô em Marte, com as informações captadas pelos seus sensores sendo enviadas para o metaverso, permitindo que as pessoas andassem digitalmente no planeta vermelho. A tecnologia também será aplicada para mover objetos inanimados usando robótica, permitindo interações a longa distância.  Segundo a empresa, o objetivo é garantir “todos os tipos de mobilidade pessoal e conectada para se comunicar, mover e realizar tarefas de forma autônoma”. Robôs apresentados na CES 2022 Para tornar mais palpável seu conceito de metamobilidade, a Hyundai apresentou sete novos robôs em seu stand na CES 2022. Mobilidade Pessoal – PnD: solução para o deslocamento de pessoas individualmente; Mobilidade Logística – PnD: plataforma logística com quatro módulos em uma nave-mãe; Mobilidade de Serviço – PnD: uma espécie de mordomo pessoal com funções similares às assistentes inteligentes; L7 – PnD: plataforma com quatro módulos que pode ser utilizada para o transporte de pessoas ou cargas, inclusive em espaços pequenos; MobED – DnL: consegue superar limitações físicas e superfícies irregulares, como escadas, para auxiliar pessoas idosas e com deficiência; Spot: robô quadrúpede que pode ser equipado com um braço e uma câmera para inspeções de rotina em fábricas, por exemplo; Atlas: robô humanoide bípede que demonstra agilidade em movimentos. Fonte: Tecmundo
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09/12/2021
Hyundai ix35 2021 ainda é uma boa compra?
Enquanto a atual onda de SUVs ainda estava bastante tímida por aqui, o Hyundai ix35 já era um sucesso. Ao lado do seu irmão Tucson, não era muito difícil ver o modelo nas ruas de todo o Brasil.  Hyundai ix35 2021 Os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) ajudam a entender muito a situação. Se compararmos os números de 2019 e 2020, por exemplo, os emplacamentos caíram pela metade (5.786 e 2.583, respectivamente). Como ele é oferecido pela CAOA, sua fábrica é a que fica localizada em Catalão-GO. A última atualização do visual aconteceu em 2015. Atualmente, o carro é oferecido apenas na configuração GL. Ela usa um motor 2.0 DOHC 16v Flex. A potência máxima é de 157 cv (gasolina) e 167 cv (etanol) a 6.200 rpm e tem torque de 19,2 kgfm (gasolina) e 20,6 kgfm (etanol) a 4.700 rpm. Sua velocidade máxima é de 175 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 11 segundos. A transmissão é a automática de seis velocidades. Os números de consumo são razoáveis, mas ainda dentro da média da categoria. No perímetro urbano ele faz 10,4 km/l (gasolina) e 7 km/l (etanol). Enquanto isso, no rodoviário, ele faz 11,5 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol). Segurança Pensando na segurança, o Ix35 possui freios ABS com EBD, controle de estabilidade, controle de tração, dois airbags, indicador de pressão dos pneus, piloto automático, travas elétricas com comando centralizado e barras de proteção laterais. Para ajudar o condutor, o carro traz câmeras de ré, sensor de distância na traseira e botão Start/Stop. Conforto Já na parte interna do veículo, os ocupantes podem contar com um sistema multimídia de sete polegadas. Nele, você pode espelhar seus aplicativos por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, será lá que as aparecerão as imagens da câmera traseira. Bancos com revestimento premium, apoio de braço central (porta copos), encostos de cabeça com regulagem de altura e ar-condicionado também estão incluídos no pacote.  O porta-malas é de 465 litros. Fonte: Garagem360
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09/11/2021
Hyundai HD 80 completa três anos como o caminhão leve mais barato do mercado de 8 t
O caminhão leve Hyundai HD 80 completou três anos desde que foi lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2018.  Ele é apresentado como a opção com a melhor relação custo-benefício no segmento de 8 t de PBT (Peso Bruto Total).  Conheça as principais características do HD 80: Trem de força O motor diesel com turbo alimentação de duplo estágio e intercooler mostra desempenho bastante competitivo, até mesmo por ser produzido pela FPT e consagrado nos mercados europeus. Trata-se do F1C 3.0 de 170 cv a 3.500 rpm. O torque é de 40,8 mkgf de 1.500 rpm a 2.200 rpm graças aos dois turbos. O sistema de injeção de combustível é “common rail” fornecido pela Bosch. A tecnologia de pós-tratamentos de gases para atender a legislação ambiental é a EGR, que faz a recirculação dos gases. Ela não precisa de usar o Arla 32 como nos motores com sistema SCR. Transmissão A caixa de marchas é de 5 velocidades, seguindo o padrão do segmento. Rodamos na pista de teste da fábrica em Anápolis (GO) com o HD 80 vazio e carregado com 5 toneladas, portanto, com quase o seu PBT. O modelo chega sem dificuldade aos 80 km/h com o giro do motor abaixo das 2.500 rpm. Por se tratar de um caminhão de uso urbano, o diferencial traseiro conta com nova relação entre pinhão e cremalheira (6,50:1), mais curta para priorizar o desempenho dentro da cidade. Os engates das marchas são precisos e sem grandes esforços graças ao sistema de embreagem servo-assistido.  O consumo varia entre 5,3 km/l (carregado) e 6,8 km/l (vazio). Este é um dado que depende de outras características de uso, seja em função da topografia e altitude da cidade, trânsito, comportamento do motorista etc.    Capacidade de carga O HD 80 foi homologado para 8.000 kg de PBT. Como o caminhão tem o peso em ordem de marcha de 2.735 kg, ele tem a capacidade de carga de 5.263 kg. Se considerarmos um implemento (baú, carroceria de carga seca etc.) na faixa dos 800 kg, sobram 4.463 kg para a carga, o que chamamos de carga útil. O HD 80 é oferecido em uma versão de entre-eixos: 3.735 mm, com comprimento máximo de 6.515 mm, medida que atende a legislação de restrições para VUC (Veículo Urbano de Carga) em São Paulo. Para isso, a carroceria deve ter, no máximo, 4.755 mm de comprimento.  Cabine Internamente, a cabine comporta três pessoas, incluindo o motorista, mas há poucos espaços para objetos. Apesar de ela ser uma das menores do segmento, o motorista e passageiros (até 1,90 m de altura) viajam com relativo espaço. O volante conta com regulagem de inclinação. O painel de instrumentos foi modernizado. Ganhou conta-giros e computador de bordo com as funções pressão do sistema de freios pneumático, consumo de combustível médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, tempo de rodagem, hodômetro parcial e total e relógio. A área envidraçada oferece boa visibilidade e o acesso ao interior da cabine é fácil. As portas abrem em um ângulo de 45º e o motorista e passageiros acessam o interior da cabine por meio de degraus com boa largura. A cabine é fixada ao chassi por coxins de borracha. Roda, freios e suspensão O HD 80 conta com sistema de freios pneumático e sistema ABS. A suspensão é com feixe de mola trapezoidal com barra estabilizadora em ambos eixos. As rodas seguem o padrão da categoria de 8 t: 17,5” x 6” montados com pneus Pirelli 215/75 R17,5. Fonte: Transporte Mundial
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