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30/06/2022
Hyundai desenvolve cabine inteligente que te impede de dirigir embriagado
A embriaguez é uma das maiores causas de graves acidentes no trânsito. Um levantamento realizado no estado de São Paulo mostrou que 42% das mortes no trânsito foram em consequência da péssima combinação bebida e direção. Mas esse é um problema mundial e a Hyundai está trabalhando em uma tecnologia que promete impossibilitar que o motorista dirija após fazer o uso de bebidas alcoólicas. A Hyundai Mobis, unidade de fabricação de peças da marca sul-coreana, desenvolveu uma espécie de cabine inteligente capaz de impedir que motoristas cansados ou bêbados dirijam o veículo. O sistema da Hyundai capta sinais biológicos da pessoa e, através disso, ele pode bloquear o acesso aos controles de direção. Para a análise, o dispositivo ‘observa’ a postura, frequência cardíaca e ondas cerebrais do condutor. Ao todo, são quatro sensores que medem os biosinais, um controlador que os analisa e uma lógica de software, tudo feito em tempo real. Ainda na cabine, há uma câmera 3D que tira fotos da postura do motorista e um sensor ECG no volante, um sensor montado na orelha que mede as ondas cerebrais e um último sensor HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) que mede a temperatura e umidade da cabine além dos níveis de dióxido de carbono. O controlador analisa esses dados vitais e classifica se a pessoa está apta ou não para uma condução segura. Se o ECG detectar um nível de estresse elevado ele pode recomendar a mudança para o modo de comutação autônomo ou até mesmo a parada do veículo, se necessário. Em casos de detecção de níveis de carbono elevado, a janela do carro se abrirá sozinha. A Hyundai ainda pretende evoluir a cabine a um ponto que a tecnologia esteja apta a enviar os ocupantes ao pronto-socorro de maneira autônoma em situações de emergência. Segundo a fabricante, “esta é a primeira vez que se desenvolve um controlador para a saúde que pode integrar e analisar vários biossinais”. Fonte: Autopapo
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03/05/2022
Hyundai Tucson 2022 nacional terá 'novo' visual fora de linha desde 2020
Ainda que a nova geração do Hyundai Tucson já esteja à venda no exterior, o Brasil deve receber uma atualização do modelo mais antigo. A informação foi fortemente reforçada por uma unidade sob camuflagem vista em Paracatu (MG), que ajuda a entender o que haverá de novo no SUV produzido em Anápolis (GO).  O Tucson de testes trazia estampas zebradas na dianteira e traseira, sugerindo mudanças nos para-choques e nas lanternas.  Cartilha americana Internamente, o SUV chama atenção pela central multimídia flutuante, com tela bem maior que a dos atuais modelos à venda, de 7’’ e interface já datada. A tela do veículo de testes é idêntica à que o Tucson norte-americano recebeu em 2019, assim como a cor creme do painel e a posição das saídas de ar centrais, reposicionadas sob a central. No país da América do Norte, a versão vista em Minas Gerais já deu lugar à geração mais recente.  Caso siga a cartilha de novidades também por fora, o facelift do Tucson brasileiro contará com novas lanternas, mais arredondadas. Atrás, também haverá uma nova tampa de porta-malas e um aplique que simula um difusor de ar em tons de cinza.  A dianteira tende a concentrar mais mudanças: além de nova grade, o modelo deve renovar completamente o conjunto de iluminação, com mudanças nas DRLs, faróis de led e também nos faróis de neblina, com novo nicho.  Dessa forma, o maior mistério se concentra em relação à mecânica. Atualmente, tanto a versão GLS quanto a Limited têm motor 1.6 T-GDI de 177 cv e 27,0 kgfm, com câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem. Fontes ouvidas pela reportagem asseguraram que a unidade se manterá, mas com atualizações para normas rígidas de emissão que, eventualmente, podem resultar em um pouco menos de potência e/ou torque.  Fonte: Quatro Rodas  
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14/03/2022
O Hyundai HR chega a 2022 como o utilitário leve mais vendido há 14 anos
O Hyundai HR é o utilitário leve mais vendido do Brasil há 14 anos consecutivos, e a marca pretende manter o título para 2022. O HR 2022 é oferecido em duas versões, para receber as mais diversas carrocerias e tipos de baús. O modelo, que se enquadra como VUC (Veículo Urbano de Carga), continua com o mesmo motor diesel 2.5 de 130 cv e 26 kgfm, e possui capacidade para duas pessoas e o motorista em sua cabine basculante. É o modelo mais usado em grandes cidades, principalmente em São Paulo, onde o modelo é isento de rodízio e pode circular em zonas proibidas para caminhões. Para 2022 o Hyundai HR não traz grandes novidades estéticas, apenas um novo para-choque e uma grade reestilizada, além dos faróis de máscara negra. Mas agora passa a oferecer uma versão mais cara, dispondo de rádio com MP3 e entradas USB, além de ajustes de altura do volante e o ar-condicionado. A motorização talvez seja a maior novidade do caminhão leve da Hyundai. O HR 2022 agora passa a disponibilizar um motor mais potente a diesel com 130 cavalos e 26 kgfm, com um câmbio manual de seis marchas (diferente das cinco velocidades do modelo anterior). O Hyundai HR 2022 também passa a oferecer de série a direção hidráulica, freios ABS com sistema EBD, airbag duplo, rodas aro 15 polegadas, e travas e vidros elétricos. Fonte: RK Motors
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11/01/2022
Metamobilidade: Hyundai investe em robôs para mobilidade ilimitada
A Hyundai revelou seus planos com a fabricante de robôs Boston Dynamics durante a CES 2022. A montadora apresentou a Mobilidade das Coisas (MoT), com uma união do metaverso e a robótica, visando “superar os limites físicos”. O novo conceito ainda parece um pouco intangível, pois existem mais promessas que produtos desenvolvidos. “Ao conectar robôs ao metaverso, seremos capazes de nos mover livremente entre o mundo real e a realidade virtual”, explicou o presidente da Hyundai Motor Group, Chang Song. De acordo com o vice-presidente da empresa, Dong Jin Hyun, a metamobilidade será “uma conexão metaverso-dispositivo inteligente” que tem como objeto expandir a mobilidade no mundo real para a realidade virtual (VR). Funcionamento da metamobilidade A metamobilidade é caracterizada por uma via dupla entre a realidade virtual e a interação de robôs com objetos, animais e pessoas reais. “Os futuros usuários do metaverso serão capazes de afetar mudanças no mundo real por meio da robótica”, promete a Hyundai. Um dos exemplos mostrados pela empresa utiliza o cão Spot: em um vídeo mostrado para a imprensa, a companhia exibiu o robô em Marte, com as informações captadas pelos seus sensores sendo enviadas para o metaverso, permitindo que as pessoas andassem digitalmente no planeta vermelho. A tecnologia também será aplicada para mover objetos inanimados usando robótica, permitindo interações a longa distância.  Segundo a empresa, o objetivo é garantir “todos os tipos de mobilidade pessoal e conectada para se comunicar, mover e realizar tarefas de forma autônoma”. Robôs apresentados na CES 2022 Para tornar mais palpável seu conceito de metamobilidade, a Hyundai apresentou sete novos robôs em seu stand na CES 2022. Mobilidade Pessoal – PnD: solução para o deslocamento de pessoas individualmente; Mobilidade Logística – PnD: plataforma logística com quatro módulos em uma nave-mãe; Mobilidade de Serviço – PnD: uma espécie de mordomo pessoal com funções similares às assistentes inteligentes; L7 – PnD: plataforma com quatro módulos que pode ser utilizada para o transporte de pessoas ou cargas, inclusive em espaços pequenos; MobED – DnL: consegue superar limitações físicas e superfícies irregulares, como escadas, para auxiliar pessoas idosas e com deficiência; Spot: robô quadrúpede que pode ser equipado com um braço e uma câmera para inspeções de rotina em fábricas, por exemplo; Atlas: robô humanoide bípede que demonstra agilidade em movimentos. Fonte: Tecmundo
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09/12/2021
Hyundai ix35 2021 ainda é uma boa compra?
Enquanto a atual onda de SUVs ainda estava bastante tímida por aqui, o Hyundai ix35 já era um sucesso. Ao lado do seu irmão Tucson, não era muito difícil ver o modelo nas ruas de todo o Brasil.  Hyundai ix35 2021 Os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) ajudam a entender muito a situação. Se compararmos os números de 2019 e 2020, por exemplo, os emplacamentos caíram pela metade (5.786 e 2.583, respectivamente). Como ele é oferecido pela CAOA, sua fábrica é a que fica localizada em Catalão-GO. A última atualização do visual aconteceu em 2015. Atualmente, o carro é oferecido apenas na configuração GL. Ela usa um motor 2.0 DOHC 16v Flex. A potência máxima é de 157 cv (gasolina) e 167 cv (etanol) a 6.200 rpm e tem torque de 19,2 kgfm (gasolina) e 20,6 kgfm (etanol) a 4.700 rpm. Sua velocidade máxima é de 175 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 11 segundos. A transmissão é a automática de seis velocidades. Os números de consumo são razoáveis, mas ainda dentro da média da categoria. No perímetro urbano ele faz 10,4 km/l (gasolina) e 7 km/l (etanol). Enquanto isso, no rodoviário, ele faz 11,5 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol). Segurança Pensando na segurança, o Ix35 possui freios ABS com EBD, controle de estabilidade, controle de tração, dois airbags, indicador de pressão dos pneus, piloto automático, travas elétricas com comando centralizado e barras de proteção laterais. Para ajudar o condutor, o carro traz câmeras de ré, sensor de distância na traseira e botão Start/Stop. Conforto Já na parte interna do veículo, os ocupantes podem contar com um sistema multimídia de sete polegadas. Nele, você pode espelhar seus aplicativos por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, será lá que as aparecerão as imagens da câmera traseira. Bancos com revestimento premium, apoio de braço central (porta copos), encostos de cabeça com regulagem de altura e ar-condicionado também estão incluídos no pacote.  O porta-malas é de 465 litros. Fonte: Garagem360
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09/11/2021
Hyundai HD 80 completa três anos como o caminhão leve mais barato do mercado de 8 t
O caminhão leve Hyundai HD 80 completou três anos desde que foi lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2018.  Ele é apresentado como a opção com a melhor relação custo-benefício no segmento de 8 t de PBT (Peso Bruto Total).  Conheça as principais características do HD 80: Trem de força O motor diesel com turbo alimentação de duplo estágio e intercooler mostra desempenho bastante competitivo, até mesmo por ser produzido pela FPT e consagrado nos mercados europeus. Trata-se do F1C 3.0 de 170 cv a 3.500 rpm. O torque é de 40,8 mkgf de 1.500 rpm a 2.200 rpm graças aos dois turbos. O sistema de injeção de combustível é “common rail” fornecido pela Bosch. A tecnologia de pós-tratamentos de gases para atender a legislação ambiental é a EGR, que faz a recirculação dos gases. Ela não precisa de usar o Arla 32 como nos motores com sistema SCR. Transmissão A caixa de marchas é de 5 velocidades, seguindo o padrão do segmento. Rodamos na pista de teste da fábrica em Anápolis (GO) com o HD 80 vazio e carregado com 5 toneladas, portanto, com quase o seu PBT. O modelo chega sem dificuldade aos 80 km/h com o giro do motor abaixo das 2.500 rpm. Por se tratar de um caminhão de uso urbano, o diferencial traseiro conta com nova relação entre pinhão e cremalheira (6,50:1), mais curta para priorizar o desempenho dentro da cidade. Os engates das marchas são precisos e sem grandes esforços graças ao sistema de embreagem servo-assistido.  O consumo varia entre 5,3 km/l (carregado) e 6,8 km/l (vazio). Este é um dado que depende de outras características de uso, seja em função da topografia e altitude da cidade, trânsito, comportamento do motorista etc.    Capacidade de carga O HD 80 foi homologado para 8.000 kg de PBT. Como o caminhão tem o peso em ordem de marcha de 2.735 kg, ele tem a capacidade de carga de 5.263 kg. Se considerarmos um implemento (baú, carroceria de carga seca etc.) na faixa dos 800 kg, sobram 4.463 kg para a carga, o que chamamos de carga útil. O HD 80 é oferecido em uma versão de entre-eixos: 3.735 mm, com comprimento máximo de 6.515 mm, medida que atende a legislação de restrições para VUC (Veículo Urbano de Carga) em São Paulo. Para isso, a carroceria deve ter, no máximo, 4.755 mm de comprimento.  Cabine Internamente, a cabine comporta três pessoas, incluindo o motorista, mas há poucos espaços para objetos. Apesar de ela ser uma das menores do segmento, o motorista e passageiros (até 1,90 m de altura) viajam com relativo espaço. O volante conta com regulagem de inclinação. O painel de instrumentos foi modernizado. Ganhou conta-giros e computador de bordo com as funções pressão do sistema de freios pneumático, consumo de combustível médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, tempo de rodagem, hodômetro parcial e total e relógio. A área envidraçada oferece boa visibilidade e o acesso ao interior da cabine é fácil. As portas abrem em um ângulo de 45º e o motorista e passageiros acessam o interior da cabine por meio de degraus com boa largura. A cabine é fixada ao chassi por coxins de borracha. Roda, freios e suspensão O HD 80 conta com sistema de freios pneumático e sistema ABS. A suspensão é com feixe de mola trapezoidal com barra estabilizadora em ambos eixos. As rodas seguem o padrão da categoria de 8 t: 17,5” x 6” montados com pneus Pirelli 215/75 R17,5. Fonte: Transporte Mundial
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30/08/2021
Hyundai promete autonomia absurda para seu novo carro elétrico
Mesmo que o lançamento mais próximo da Hyundai para sua linha de carros elétricos seja o Ioniq 5, a montadora sul-coreana já trabalha para colocar no mercado um modelo maior, mais potente e com autonomia invejável. Segundo informações de bastidores, a companhia deve atrasar a chegada do Ioniq 6 para tornar sua bateria um pouco maior e lhe garantir autonomia total de 500 quilômetros. Em reportagem, o Green Car Reports sugere que a bateria do Ioniq 6 irá de 72,6 kWh para 77,4 kWh. Essa mudança, é bom lembrar, é facilitada pela plataforma de veículos eletrificados da Hyundai, a E-GMP, lançada no final de 2020 e que será a base para os futuros lançamentos da marca. Ainda falando sobre baterias, a Hyundai já deu dicas de que o Ioniq 5, que chegará ao mercado nos próximos meses, terá um sistema de carregamento superior ao de outros modelos no mercado, também graças à plataforma de carros elétricos desenvolvida pela montadora. Segundo a empresa, será possível efetuar uma carga de 10% a 80% em apenas 18 minutos. A marca Ioniq é a divisão de carros elétricos da Hyundai e já conta com alguns modelos lançados. Um deles é o hatchback híbrido homônimo, já confirmado para chegar ao Brasil. Projeto ainda em andamento O Ioniq 6 deve ser um irmão maior do Ioniq 5, mas não se sabe nada sobre suas especificações técnicas. Entretanto, há rumores que indicam que ele será um sedã de porte médio com apelo esportivo, e que será equipado com o que há de melhor em tecnologia de segurança e conectividade. Uma das novidades esperadas para o novo carro será o conjunto óptico, que terá recursos de comunicação com pedestres e veículos do lado de fora. A expectativa do mercado é que o Ioniq 6 chegue às lojas em 2022. O Brasil não foi confirmado como um dos destinos desse automóvel. Fonte: Canaltech
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30/07/2021
Hyundai diz que carros voadores serão realidade em 2030
A Hyundai reafirmou seu compromisso com carros voadores. A meta é que a montadora já esteja operando em 2030. A informação é de Michael Cole, chefe de operações da marca coreana no continente europeu. Falando ao The Guardian, ele disse que a empresa fez "investimentos significativos" na área de carros voadores e acredita que "isso realmente fará parte do futuro". No entanto, primeiramente os veículos voadores não serão carros de passageiros normais, e sim táxis aéreos. Os modelos também não lembram muito a estética de carros normais por fora, ficando mais entre helicópteros e drones. Prometendo a novidade para 2030, Cole manteve os pés no chão, dizendo que "ainda falta algum tempo antes que possamos realmente decolar", mas foi otimista para os próximos anos. "Achamos que na última parte desta década, certamente, a mobilidade aérea urbana oferecerá uma grande oportunidade para liberar os congestionamentos das cidades, para ajudar com as emissões, seja a mobilidade intraurbana no ar ou seja entre as cidades". A Hyundai já chegou a dizer por meio de seu CEO da América do Norte, Jose Muñoz, neste ano que estes serviços poderiam ser oferecidos em 2025. A fala de Cole dá mais alguns anos para a montadora. A empresa financeira Morgan Stanley calcula que este mercado possa valer cerca de US$ 1 trilhão até 2040. A Hyundai prometeu investir US$ 1,5 bilhão no mercado de carros voadores de 2019 até 2025. Marcas como Toyota, Daimler e Geely são outras que também estão investindo nesta corrida tecnológica. Fonte: Uol Carros
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30/06/2021
Teste: Santa Fe é sinônimo de espaço, conforto e agora mais luxo
Teste de estrada ao Hyundai Santa Fe 2.2d 8 DCT Vanguard+Luxury Pack. Quando se lê que um modelo surge “agora” renovado nem sempre isso significa que as marcas tenham operado mudanças que sejam imediatamente perceptíveis. Não é seguramente o caso do novo Hyundai Santa Fe que surge nesta versão 2021 com argumentos que o diferenciam (e muito) da anterior geração. E dito isto, numa marca com mais de duas décadas a oferecer SUVs de grandes dimensões, é caso para dar já um sinal de forte aprovação. Em teste a versão 2.2d 8 DCT Vanguard+Luxury. Ou seja, é um Diesel, tem caixa automática e tem o nível de equipamento mais elevado. Para breve esperamos poder dar impressão de condução sobre o mais aguardado PHEV. Mas vamos então olhar para este modelo. A estética tem pontos que são merecedores de elogio. Nunca é fácil pegar num SUV, com 4,8 metros de comprimento, sete lugares, e, conferir-lhe um ar de algo que não seja uma imagem demasiado americana. Mas a Hyundai foi evoluindo o conceito e tem aqui uma fórmula interessante. A começar pela dianteira. A nova grelha da marca parece “casar” na perfeição com as dimensões avantajadas (tem mais 15 mm de comprimento, 10 mm de largura e é mais alto 5mm que o antecessor). Os novos faróis são como diriam os americanos “um must” e têm um desenho arrojado, aliás como está a ser a estratégia da marca em outros produtos. O conjunto LED parece a certa altura as garras que fazem bandeira em outra marca, embora aqui surja visualmente mais em T do que propriamente em I, mas a sua assinatura luminosa é bem distinta. Na traseira o novo desenho consegue minorar a impressão das dimensões do portão traseiro, mas deixo já a dica: quando estacionar pense na frase “deixar um bom ângulo de abertura”. O interior irá surpreendê-lo. Sim, ainda me lembro do interior do primeiro Hyundai Santa Fe que conduzi (algures há mais de uma década) que hoje me faria pensar que era um modelo pensado para mercados de Marrocos, literalmente, para usar nos mercados. Sim, na verdade foi onde tive a primeira experiência com um Santa Fe! Hoje, um Santa Fe, e particularmente esta unidade, é um modelo com muito requinte e algum luxo. Colocá-lo ao lado de uma geração mais antiga seria um exercício interessante. Também é bom afirmá-lo: este está extremamente bem equipado. Em todas as versões o Santa Fe é proposto com sete lugares, distribuídos por três filas de bancos. No habitáculo há que destacar um claro aumento do espaço disponível a bordo, em especial na segunda fila por via do aumento das dimensões exteriores. Mais do que as medidas, o importante é dizer-lhe que três adultos atrás conseguem viajar sem problemas de joelhos. Claro, nos dois bancos mais atrás, conte apenas com crianças, eu diria… até aos 12 anos. A capacidade da mala varia entre 130 litros com todos os lugares prontos a utilizar, 571 litros na configuração de cinco lugares e 1.649 litros se precisar levar a sua prancha de surf e não levar passageiros! Mais do que o espaço, a sensação que se tem ao entrar nesta nova geração do Santa Fe é que a qualidade foi uma exigência colocada aos engenheiros. O toque dos materiais está em bom nível e a combinação entre plásticos e pele apresenta-se a um nível que até à pouco era impensável em carros coreanos. O interior foi totalmente redesenhado, contando, por exemplo, com uma nova consola central, mais organizada, materiais e acabamentos de superior qualidade e um importante reforço do equipamento de série que tem uma lista bem longa (por exemplo as espetaculares jantes de 20 polegadas, o teto panorâmico, o sistema de som de alta fidelidade Krell, entre outros). O painel de instrumentos é completamente digital com 12,3 polegadas e múltiplas configurações (a minha favorita é claramente com câmara de ângulo morto que tem mesmo de experimentar). Em estreia neste modelo há um novo sistema de infoentretenimento com ecrã de 10,25 polegadas, comandos por voz, navegação integrada, serviços conectados BlueLink e modo de condução personalizável. Simples de utilizar e uma navegação pelos menus que lhe fará recordar o ambiente de um Smartphone Android. Ponto positivo também para a inclusão de um head-up display de dimensão ajustada ao próprio SUV. De todos os “gadgets” que o maior SUV da Hyundai possui, há dois que merecem o nosso aplauso. O Smart Sense (permite colocar ambientes, ou melhor dizendo “sons da natureza” a bordo, proporcionando grande descontração) e o Remote Smart Parking Assist, um sistema que permite retirar o Santa Fe de um lugar de estacionamento apenas utilizando o comando à distância. Muito útil em particular quando alguém lhe deixa a porta quase bloqueada num parque. Se está pensativo porque deixei o motor e a dinâmica para o final, bem, talvez seja porque a experiência maior do Hyundai Santa Fe nesta nova geração, encontra-se mesmo no prazer a bordo. Esta versão, apenas de tração dianteira, com o motor 2.2 Diesel tem 148 kW (202 cavalos) de potência e 400 Nm de binário. É um motor de nova geração todo em alumínio, e nesta nova plataforma, com menor peso (menos 19,5 quilos), parece mais expedito, mas ainda no registo de alguma calmaria. Tem na caixa automática de 8 velocidades de dupla embraiagem um bom aliado, mas não se iluda, para quem gosta de acelerar a Hyundai tem uns belos modelos com letras N à mistura. Aqui, é conforto (muito mesmo com as grandes jantes) e suavidade. O chassis, aliás, a plataforma, foi pensado para os motores eletrificados e estou certo que no PHEV as impressões poderão ser algo diferentes. Mas dinamicamente o Hyundai Santa Fe é um rolador e não um acelerador. Ainda bem! No final do teste entregamos o carro na marca com uma média de 8,2 litros aos 100 km/h. Não é brilhante, mas não é nenhuma surpresa com algum tráfego citadino a complicar esta média. E quem quer um SUV grande, espaçoso e de luxo com sete lugares não deve estar a pensar passar horas de ponta em filas na Almirante Reis em Lisboa. Fonte: Auto Portal
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08/02/2021
Hyundai CAOA: caminhões HR e HD80 fecham 2020 com vendas em alta
A Hyundai CAOA comemora importante resultado no mercado de veículos comerciais em 2020. Apesar dos fortes impactos da crise gerada pela pandemia de COVID-19, os caminhões da empresa acumularam vendas 3% acima do resultado alcançado em 2019. Na prática, foram 4.371 unidades emplacadas dos modelos HR e HD80. “Mesmo em um ano muito difícil para todos, a CAOA manteve todos os seus investimentos e seguiu acreditando no Brasil. Essa alta nas vendas dos nossos veículos comerciais, reafirma o sucesso dos utilitários Hyundai HR e Hyundai HD80 por oferecer relação custo x benefício que supera a concorrência", afirmou o diretor executivo da CAOA, Roberto Kovacs. O HR registrou o volume mais expressivo - 4.146 unidades - e mais uma vez marcou posição como líder do segmento (posto que ocupa há nada menos que 16 anos). Entre outros diferenciais, oferece permissão para trafegar em grandes centros urbanos, onde o tráfego de caminhões é restringido pela legislação. Desde 2007, é produzido em Anápolis (GO). Maior e mais robusto, o HD80 também sai da fábrica goiana, mas só começou a ser produzido efetivamente em 2017. Oferece a maior capacidade de carga da categoria - 5.263 kg de capacidade de carga útil + carroceria - e motor diesel biturbo 3.0 com 170 cv de potência e sistema de injeção EGR (que dispensa o uso do Arla 32). Em 2020, emplacou 225 unidades. Atualmente, a CAOA é a maior distribuidora de veículos Hyundai no Brasil e a única a comercializar a linha completa da marca, desde os compactos HB20 e Creta produzidos em Piracicaba (SP) até os goianos New Tucson e ix35, bem como os importados Azera e Santa Fe. Fonte: Motor1
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