Após mostrar as primeiras imagens oficiais da reestilização do Santa Fe de quarta geração, a Hyundai agora detalha as informações mecânicas do SUV, que passa a contar com novos motores e duas opções híbridas.
A primeira configuração híbrida a chegar ao mercado europeu combinará o novo motor 1.6 Smartstream TGDI (de potência não revelada) a um elétrico de 60 cv. A potência combinada é de 230 cv e o torque, de 35,7 kgfm. Nesta variante, a bateria de 1,49 kWh não conta com opção de recarga externa.
Outra variante híbrida, do tipo plug-in (recarregável na tomada), estará disponível em 2021. O motor a combustão é o mesmo 1.6 Smartstream TGDI. Porém, a bateria possui 13,8 kWh de capacidade, enquanto o motor elétrico produz 91 cv. A potência combinada é de 265 cv, com os mesmos 35,7 kgfm de torque. No plug-in, a tração será sempre integral (opcional para o híbrido de entrada, com tração dianteira). Em ambos modelos eletrificados, o câmbio automático é novo e possui 6 marchas.
A Hyundai não revelou detalhes sobre autonomia, tempo de recarga das baterias ou dados de desempenho do novo Santa Fe.
Opção de motor diesel
Outra mudança é estreia do motor 2.2 turbodiesel da linha Smartstream, com 202 cv e 44,9 kgfm de torque. O câmbio é um novo automatizado de dupla embreagem, com 8 marchas e caixa banhada a óleo. O Santa Fe diesel pode ter tração somente dianteira ou integral.
A Hyundai também garante que fez melhorias na plataforma do Santa Fe, a fim de melhorar a dirigibilidade e eficiência energética do SUV. Nas dimensões, o modelo reestilizado cresceu 15 mm no comprimento (4.785 mm ao todo), 10 mm na largura (1.900 mm) e 5 mm na altura (1.685 mm). Com a mesma plataforma do antecessor, a distância entre eixos foi mantida em 2.765 mm.
A chegada das versões híbrida e turbodiesel ao mercado europeu acontecerá em setembro.
Fonte: Revista Carro