A fábrica da Hyundai em Piracicaba, no interior de São Paulo, completou seis anos de operações: em 20 de 2012, a unidade iniciava suas atividades com a montagem do hatch compacto HB20, modelo que foi exclusivamente desenvolvido para o mercado brasileiro. Além dele, a unidade monta o SUV Creta, que estreou na linha de montagem em janeiro de 2017.
Na época de sua inauguração, a fábrica tinha capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, considerando dois turnos de trabalho. Com o aumento exponencial das vendas do HB20 e suas versões que vieram ao longo dos anos, a montadora decidiu abrir o terceiro turno, elevando a capacidade para 180 mil. Em seis anos, a ocupação da fábrica permaneceu na casa dos 90%. Neste ano, a Hyundai estima produzir até 190 mil veículos na fábrica de Piracicaba.
Em agosto deste ano, a planta alcançou o volume de 1 milhão de unidades produzidas em menos de seis anos desde o início das operações. A Hyundai diz que nos próximos dias deve completar a venda de 1 milhão de veículos fabricados no Brasil.
Nestes seis anos, o HB20 e mesmo o Creta ganharam diferentes versões: : HB20 Edição Copa do Mundo FIFA, a primeira edição limitada da linha (2014); HB20 For You, em comemoração aos dois anos da montadora no país (2014); HB20 Spicy, com apelo esportivo (2015); HB20 Impress, exclusiva para o sedã (2015); HB20 Ocean, em homenagem às praias brasileiras (2016); HB20 Edição Comemorativa 5 Anos (2017), HB20 R spec Limited, primeira série limitada e numerada do HB20 (2018); HB20 Copa do Mundo FIFA, alusiva ao mundial de 2018 e HB20 e Creta Edição Comemorativa 1 Million, que comemora a produção de 1 milhão de veículos produzidos no Brasil.
“O sucesso tanto do HB20 como do Creta pode ser medido no ritmo das vendas, que acompanha bem de perto a nossa produção. Ou seja, vendemos tudo o que produzimos. Isso mostra o quanto o consumidor brasileiro reconheceu nestes dois modelos o nosso compromisso em oferecer design, tecnologia, qualidade, a garantia de cinco anos e o atendimento, com um preço altamente competitivo nos segmentos de mercado que mais crescem”, afirma o diretor-executivo de vendas, marketing e pós-vendas da Hyundai Motor Brasil, Angel Martinez.
Em entrevista recente, durante a cerimônia de comemoração da produção de 1 milhão de veículos em Piracicaba, Martinez disse que a planta segue com medidas para otimizar sua produtividade, embora não esteja vendendo mais por falta de capacidade de produzir o que o mercado demanda. A planta de Piracicaba opera atualmente no limite de sua capacidade.
Fonte: Automotive Business